terça-feira

Water - Earth Water Sheets threatened in the Mediterranean

Água: Muitas reservas subterrâneas estão ameaçadas no Mediterrâneo - UNESCO
22 de Outubro de 2008, 21:53
pela poluição e sobre-exploração, em particular no Mediterrâneo, alertou hoje a UNESCO, que publicou a primeira carta mundial de aquíferos.

Cerca de 96 por cento da água doce do planeta encontra-se nas bacias subterrâneas, sendo que a esmagadora maioria é partilhada pelo menos por dois países, revela a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com sede em Paris.

Segundo a Carta, existem no mundo 273 aquíferos transfronteiriços: 68 no continente americano, 38 em África, 65 na Europa Oriental, 90 na Europa Ocidental e 12 na Ásia.

"Apesar de existirem em todos os continentes, nem todos os sistemas aquíferos são todos renováveis", alerta a UNESCO.

"Mesmo os que são renováveis, isto é, alimentados regularmente pela chuva, estão ameaçados em certas regiões pela sobre-exploração ou poluição", acrescenta a organização, referindo pequenas ilhas e zonas costeiras do Mediterrâneo.

As bacias subterrâneas, situadas em África, ainda largamente sub-exploradas, representam um potencial considerável se for "adaptada uma gestão durável dos seus recursos", defende a UNESCO.

É preciso incitar os países a não causarem danos nos aquíferos, a cooperarem ou a prevenirem e controlarem a poluição das reservas de água, pois os aquíferos representam um volume 100 vezes superior à água doce existente na superfície da Terra.

Deles se extrai 70 por cento da água utilizada na União Europeia. Em países áridos, a percentagem é ainda maior: 100 por cento na Arábia Saudita ou Malta, 95 por cento na Tunísia e 75 por cento em Marrocos.

As bacias subterrâneas têm também um peso particularmente importante nos recursos hídricos empregues na rega, representando o seu uso 90 por cento na Líbia, 89 por cento na Índia, 84 por cento na África do Sul e 80 por cento em Espanha.

notícia da Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário